Referências

Nesta página serão postados materiais que servem como referência e inspiração para o PIÁ (e seus participantes).




Sociedade sem escolas
Ivan Illich



Carta de princípios do PIA


A carta de princípios do PIA é fruto do pensamento coletivo da equipe de 2010. Ela norteia e estimula a atuação e a conduta das equipes dentro do Programa, nas suas relações com a criança, pais, parceiros, artistas-educadores e comunidade. Este documento é a consolidação de uma primeira etapa de discussão e será revisto após uma ampla discussão de seus itens.

Princípios

Ludicidade: a brincadeira como uma forma legítima de se relacionar, de ser e estar no mundo, na sua espontaneidade e significação. Reconhecer a bagunça, alegria, o jogo e a fantasia como aspectos deste princípio.

Iniciação: o despertar e a descoberta da criança, de si e do mundo, promovidas pela experiência artística e seus desafios de expressão, posicionando-se.

Processo criativo: os acontecimentos criativos como parte de um processo, dentro de um espaço e de um tempo, acolhendo a sensibilidade, e em constante movimento.

Tempo do experimentar: o cuidado com o tempo da criança, fazer-se presente para que a experiência do criar seja plena em possibilidades, sob o signo da liberdade propiciado pela arte.

Ritmo do encontro: perceber os ritmos e olhar para os ritos de passagem, o reencontro com o amigo e com o espaço comum.

Pertencimento: o acesso a cultura e ao espaço público. O entendimento do direito a fruição dos bens simbólicos e da participação ativa da comunidade interessada.

Diálogo: a escuta e a inter-relação entre pessoas e idéias, e as linguagens artísticas 
contempladas pelo Programa.